terça-feira, dezembro 19, 2006


Como você tem reagido as promessas de Deus?

Ref:. I Reis 11.28

A Palavra de Deus diz que Jeroboão era um homem valente. A tribo de José era conhecida por uma tribo de pessoas valentes, prósperas, bem sucedidas – imagine ser colocado sobre o forte de uma família com essa fama!

Quando Deus faz uma promessa sobre a vida de um homem, Deus unge e capacita aquela pessoa, para que a mesma potencialize seus dons naturais.

Jeroboão antes mesmo de receber a promessa, já tinha dons naturais e Salomão viu isso em Jeroboão, viu que ele se destacava diante dos outros e Jeroboão acabou por indo trabalhar no palácio do rei.

No versículo 29, ele se encontra com o profeta. É muito bom quando encontramos com o profeta e recebemos uma profecia boa, e no caso de Jeroboão, foi uma promessa tremenda!

No versículo 37, o profeta diz: E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel. Que promessa! Reinará sobre tudo o que desejares.

Na verdade todo homem que é trabalhador, recebe promessas de Deus. Promessas são para pessoas que estão na luta, mesmo diante das dificuldades estão caminhando. O que fez Jeroboão sobressair, foi sua valentia e seu esforço.

Se você é valente e trabalhador, as promessas de Deus são pra você.

Quando Deus faz promessas para a vida de um homem, é preciso observar como ele reage diante desta promessa.

Foi assim com Davi – pra alcançar as promessas, ele enfrentou gigantes.

Deus quer continuar tendo o Senhorio em nossas vidas, independente da circunstância - seja ela turbulenta ou mesmo quando não está acontecendo nada... Em toda situação.

Davi fazia salmos por detrás das malhadas e também quando estava enfrentando dificuldades.

Você tem enfrentando gigantes? Então se alegre, pois eles comprovam que você está no lugar certo. Na terra prometida havia gigantes.

Quando um homem recebe uma promessa, ele recebe também uma unção.

No versículo 38 diz: E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te mandar, e andares pelos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel.

Repare que sempre quando Deus promete algo a um filho, vem junto princípios e determinações, para que ele cumpra.

Davi até hoje é considerado um dos maiores reis de Israel, e Deus diz a Jeroboão que faria igual a Jeroboão, como fez com Davi – Imagine!

Podem haver promessas sobre sua vida – e eu quero lhe dizer que coisas grandes irão acontecer com você e mais, Deus nunca erra o alvo das suas promessas.

Talvez você não se sinta capaz e até ache que o que Deus está falando não é pra você – lembre-se: Deus nunca erra o alvo. Se Deus te chamou, Ele irá te capacitar, forjar o seu caráter, te dando ferramentas adequadas e tirando você de perto das pessoas erradas.

Foi assim na vida de Jeroboão, só que ele não soube guardar o que Deus prometeu.

Iº Passo: Nunca saia do lugar da promessa!

Diante da perseguição, nós decidimos o que vamos fazer. Davi nunca abandonou o lugar da promessa, mesmo sendo perseguido. Isto é um dos princípios que devemos seguir – não sair do lugar da promessa!

Salomão começou a perseguir a Jeroboão e na primeira perseguição, Jeroboão fugiu para o pior lugar que alguém poderia ir – o Egito.

Para onde você tem ido no meio das perseguições? Tem voltado as práticas antigas ou tem ido se ajoelhar no seu quarto?

Pense comigo – tire o contexto que Deus tinha um propósito para José! O Egito aproveitou todo o talento de José, inteligência, dom para interpretar sonhos, mas quando ele morreu o que aconteceu? O Egito escravizou Israel! O Egito só quer aproveitar as nossas habilidades naturais e depois nos jogar no buraco.

Quando fugimos para o lugar errado, não há como prosperar.

O local onde estamos plantados, tem relação com os frutos que estamos dando. Se você não tem dado bons frutos, talvez você esteja no lugar errado.

Pense em Elvis Presley – criado na igreja, ele achou que poderia se dar bem no Egito e o mundo tirou o melhor que ele tinha, até que ele ficasse em bagaço e ele morreu viciado em remédios e outras coisas.

IIºpasso: Não perca a confiança em Deus!

Jeroboão ficou com 10 tribos de Judá, mas seu coração estava contaminado pelas coisas do Egito. Quando ele viu que Roboão assumiria o reino de Israel, teve medo, pois sabia que o povo de Judá subiria a Jerusalém para adorar ao Senhor.

Jeroboão teve medo de perder o reino – ele não confiou nas promessas do Senhor e teve uma idéia que o destruiu; criou altares para que o povo sacrificasse a Deus em Judá.

IIIº Passo: Não ofereça a Deus adoração fácil!

Jeroboão, estava oferecendo para o povo uma adoração que não lhes custava nada! E esta adoração, Deus não aceita, porque ele nos devolve muito mais!

Abraão ofereceu Isaque e Deus devolveu uma nação inteira! Deus nos devolve o sacrifício potencializado.

E Jeroboão construiu 2 bezerros de ouro, para que o povo adorasse ali e não subisse a Israel para adorar ao Senhor.

Deus retirou de Jeroboão a promessa , e ele ouviu isso da boca do profeta, porque não soube ser fiel.

O final da vida dele foi triste e o oposto do que Deus tinha para ele. Jeroboão levou todo o povo a idolatria e morreu sem nenhuma tribo.

A razão dos nossos problemas se encontra em como administramos o que o Senhor nos dá, a como temos dado, com as circunstâncias diante das crises, dos ataques, das perseguições, das seduções do mundo e seus apelos.

O diabo sabe que Deus tem promessas pra nós e ele luta dia após dia, para roubar essa promessa.

José não se rendeu aos apelos do Egito – Ele tinha tudo aos seus pés. Poderia ter traído Potifar com a mulher dele; mas preferiu ser preso, perseverou e um dia lembraram dele no calabouço!

Deus faz isso – tira o sono do Faraó para nos abençoar, ele fez isso com José.

Deus é capaz de parar o sol, para fazer a promessa se cumprir na nossa vida, e você o que é capaz de fazer para que ela se cumpra? O que você é capaz de sacrificar? Até quando você é capaz de perseverar?

Mensagem ministrada na Igreja Batista Getsêmani - BH/MG
Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani

Um comentário:

Anônimo disse...

O Senhor falou comigo hj através dessa palavra. Jesus t abençõe!